sexta-feira, 28 de março de 2008

O MOVIMENTO REGGAE EM BELÉM - site reggaemovimento.com


O Movimento Reggae em Belém do Pará

a movimentação organizada do reggae no norte Brasileiro
Seguindo a missão de trazer a cena o máximo de manifestações e movimentos organizados, ou não, que tenham por objetivo a difusão e disseminação da música e cultura reggae, a despeito do segmento e da fórmula que escolheram para apresentar suas propostas, o Reggaemovimento.com tem o prazer de receber, e principalmente, trazer a tona em nosso espaço libertário, a movimentação que está sendo realizada em Belém do Pará. Próxima ao Maranhão , Belém pode surgir tímida, diante da projeção dedicada ao reggae na Ilha do amor. No entanto , não menos importante , vem mostrando vigor e poder de decisão, com ações conjuntas que valorizam a cultura e o interesse pela música reggae junto as comunidades. Palestras, Exposições, Oficinas de Rádio, Programas direcionados para a produção reggae independente, seja no que for, é certo que todos temos a aprender com um pouco das experiências aqui trazidas. Vale refletir sobre as várias frentes que se mostram , focadas em muito pelo mesmo espírito de integração e solidariedade em torno da música. Mas não é só isso, estamos falando de um cenário que se forma, no incentivo a artistas, fomentação de mercado, tudo isso é, e torna-se, importante para o próprio enobrecimento e melhoria de qualidade da produção reggae nacional. Então o convite é aprender e somar conhecimento , intercambiar experiências e mergulhar um pouco mais na movimentação que anda acontecendo no norte brasileiro.
Banda Luz de Ras - Tributo a bob marley -2007
Por Enilson Nonato
O MOVIMENTO REGGAE EM BELÉM DO PARÁ
Além do Brega e do Carimbó, em Belém do Pará também tem Reggae, e de boa qualidade. Pois temos bandas e vários clubes e programas de Reggae.O Movimento Reggae em Belém do Pará já existe há quase 30 anos. O pioneiro foi o Mestre Ras Alvin, que com sua barraca de discos instalada no centro de Belém, encontra-se pura raridade do ritmo jamaicano.O primeiro clube foi fundado por Ras Fernando, na periferia de Belém, no quintal de sua residência denominando de “Toca do Reggae”. O sugestivo nome era devido ao tamanho do espaço. Hoje existem vários clubes: Espaço do Reggae, Coisa de negro, CocoVerde,Porto Solamar, etc..O Suns Plash Rádio Reggae, com Tony Soares, já está no ar há mais de 15 anos. É o programa de maior audiência no horário que toca basicamente o Roots Reggae. O Programa Reggae Vibration, com Roberto Pinheiro, é mais na linha do ritmo eletrônico. O Programa Sintonia do Reggae a 8 anos no ar, apresentado por Enilson Nonato e Vitor pedra, é um programa voltado para a comunidade, onde debate e discute os problemas sociais além de tocar o Roots e especialmente o reggae nacional.Nego Jô e Leões de Soweto foi a primeira banda de reggae na região, inclusive gravou um CD independente. Depois veio as bandas Os Six Marley e a Holly Pype(Com uma Demo), Sevilha(Já GRAVOU 2 CD),Cristal reggae (em gravação de cd), Amazon Java (Demo), Gaia na gandaia (Gravou cd),JAHFFA REGGAE (em studio), Kayamakan que recentemente lançou seu trabalho titulado Presente do MAR.Em Belém já passaram vários astros do mundo do reggae, e o templo do reggae na Amazônia é o Parque dos Igarapés. Já estiveram por lá Culture, Gregory Isaacs, Eric Donaldson, Edson Gomes, Tribo de Jah, Inner Circle, Ziggy Marley e Melody Makers, Mighty Diamonds, The Gladiators,Ponto de Equilíbrio ,Alfha Blondy,André de Jô, entre outros.Os grupos reggae formados pelos amantes da filosofia de Jah, surgiram nos anos 90. Grupos estes formados por jovens moradores da periferia da região metropolitana de Belém. Dentre eles destacam-se: Movimento União Pelo Reggae, Movimento Cultural Unidos Pelo Reggae do Bairro da Guanabara, Movimento Reggae do Aura, Movimento Marcus Garvey, Movimento Revolução do Reggae e outros. Em sua área atuam em conjunto com os centros comunitários e o movimento social, lutando por melhorias na área, como saneamento, saúde, moradia e, principalmente, contra os preconceitos racial e social. Estes movimentos são filiados à Associação Cultural dos Movimentos de Reggae de Belém e Ananindeua – AMOR, que em conjunto com MOCAMBO e formam o Conselho Municipal do Negro de Belém.
PROGRAMAS DE RÁDIO
CLUBES DE REGGAE:
Cultura ReggaeRádio Cultura FM, 93,5 MhzSábado das 18H AS 20HMEIO DIA E REGGAE-Sabádo-12:00 h
Coco VerdeToda 6ª, Sexta e Sábado Tav. AngusturaBairro Pedreira
Reggae VibrationRádio Rauland FM, 95,5 MhzSábado das 14:00 às 15:00 horas
Espaço ReggaeAv. 16 de Novembro S/Nº - Centrosexta-feira e sábado a partir das 19:00 horas
Sintonia do ReggaeRádio FM Cabana103.32ª, 4ª e 6ª de 18 as 20h SABADO das 16:00 às 18:00 horasCidadania fm 88.7 toda 5ª de 18 as 20h
SOLAMAR-TELEGRAFODOMINGO-17:00

Por: Enilson Nonato Contato: 9 1(xx)88186746 E-mail: enilsonamor@yahoo.com.br /enilsonamor@hotmail.com


Seguindo a missão de trazer a cena o máximo de manifestações e movimentos organizados ou não que tenham por objetivo a difusão e disseminação da música e cultura reggae, a despeito do segmento e da fórmula que escolheram para apresentar suas propostas, o Reggaemovimento.com tem o prazer de receber e principalmente trazer a tona em nosso espaço libertário, a movimentação que está sendo realizada em Belém , no norte Brasileiro. Próxima ao Maranhão , Belém pode surgir tímida, tamanha a projeção sabida do reggae na Ilha dos belos lençóis. No entanto , não menos importante , Belém vem mostrando vigor e poder de decisão, com ações conjuntas que valorizam a cultura e o interesse pela música reggae junto as comunidades. Palestras, Exposições, Oficinas de Rádio, Programas direcionados para a produção reggae independente. Com certeza todos temos a aprender com um pouco das experiências aqui trazidas. Vale refletir sobre as várias frentes que se mostram , focadas em muito pelo mesmo espírito de integração e solidariedade em torno da musica. Claro que não é só isso, estamos falando de uma cena, de incentivo a artistas, de fomentação de mercado, tudo isso é, e torna-se importante para o próprio enobrecimento e melhoria de qualidade da produção reggae nacional. Então o convite é aprender e somar conhecimento , intercambiar experiências e mergulhar um pouco mais na movimentação que anda acontecendo no norte brasileiro.
Enilson Nonato e o cantor jamaicano Eric Donaldson noestúdio da Rádio Cultura Fm
A Associação Cultural dos Movimentos Reggae de Belém e Ananindeua - AMOR, fundada em 20/12/1997, é uma entidade filantrópica não governamental que tem como base debater , discutir a filosofia reggae e combater a discriminação racial, com objetivo de trabalhar em parceria com a comunidade auxiliando comunidades carentes.AMOR vem desenvolvendo atividades filantrópicas , socias e culturais, pois é isto que a filosofia reggae prega, a fraternidade entre nós seres humanos, respeitando a sua diferença racial e principalmente social, mas tentando mudar o contexto de abandono de nossos lideres. Durante todo este período a AMOR vem fomentando a discussão racial nas suas áreas de abrangência, sendo uma entidade do Conselho Municipal de Negras e Negros de Belém-CMNN sempre combatendo a discriminação racial. A AMOR que já organizou vários eventos nos 10 anos de sua existência, principalmente em Belém e Ananindeua podemos citar o “Reggae é Vida. Doe Sangue “ em parceria com a Hemopa, Organiza todos os anos O TRIBUTO A BOB MARLEY a data da morte ,que leva sempre o reggae em praça publica com mais de 5.000.00 pessoas. Tomando varias iniciativas como doação de alimentos para os movimentos sociais.No campo da discusão racial organizou o 1º encontro de negros e negras de Ananindeua e debate a questão racial nas escolas e centros comunitários. A AMOR já realizou palestras e seminários em parceria com entidades experiente neste tipo de assunto como as questões do racismo, cultura, educação, drogas, DST’s organizou em parceria com o Conselho Municipal do Negro dentro do Congresso da Cidade, o Congresso de Negros (as) de Belém.A AMOR obtém apoio de grupos e entidades e órgãos governamentais:, Hemopa, CEDENPA, MOCANBO, NRP, Casa Andréia, Grupo Pará Vida, FumBel, Fm cabana, Cidadania Fm,Resistência FM, Reggae Vibration, Sintonia do Reggae,Programa Cultura Reggae Site Massive Reggae ,Johnny B. Good e Afro Reggae, entre outros.Hoje a AMOR realiza o programa de radio sintonia do reggae ,que a 09 anos estar no a nas Rádios FM Cabana ,Cidadania FM e o Programa Cultura Reggae na Radio Educativa Cultura FM do Pará, e resgatando o reggae roots e nacional, e fortalecendo as bandas de reggae paraenses, Jaffa Reggae,Gaia na Gandaia,Sevilha,Cristal Reggae,Kaymacan,Amazon Java,Leões de Zion etc...
CONTATO DA AMOR :::Sede Provisória – Conjunto Girassol-Rua das Bromélias-Q.A.08 -24Bairro Águas -Brancas– Ananindeua – Pará (Cep 67033-024)Telefones – (0xx91)88186746E-Mail – sintoniadoreggae@yahoo.com.br

3 comentários:

MOSTRA DO REGGAE CEARENSE disse...

repassem adiante Discografia Donaleda & Andread Jó - 5 CDS




DONALEDA & ANDREAD JÓ



Desde 2001 a banda vem trabalhando e divulgando a música reggae no estado e pelo Brasil, gravando e lançando o disco “Liberdade e Libertação” em 2003, o que levou a banda ao topo das rádios de Fortaleza e de outras cidades pelo Norte e Nordeste.

No fim de 2004, André Augusto, sai da banda e segue carreira solo adotando o nome de Andread Jó, lançando seu primeiro álbum intitulado “Força”, 2005, se apresentando pelo Brasil e Europa, tocando na França, Itália, Holanda e Suécia nos anos de 2006, 2007 e 2008.

Donaleda por sua vez em 2005 lança seu segundo álbum “Resistência da Pedra”, emplacando o hit “H para os Presos” na voz de Mr.Bobby, lançando seu 1º Clipe e seguindo pelo Brasil levando seu reggae contagiante.

No início de 2008 Donaleda & Andread Jó resolvem se unir novamente, voltando à sua formação original e o resultado é a junção de toda a produção musical realizada por ambos os trabalhos e um disco inédito com o título “Tudo tens de Rever” junto com o segundo álbum solo de Andread Jó, “We are One”, recém chegado da Suécia.

Ainda em 2008 está previsto a gravação do 1º DVD Donaleda & Andread Jó onde terá um grande diferencial, pois contará com a participação da orquestra Camerata do Sesc em 06 faixas, acrescentando uma enorme riqueza ao resultado final do DVD.



Ótimos ventos sopram a favor desses cearenses e do reggae nacional!

DISCOGRAFIA:

Donaleda - Liberdade & Libertação(2003)

http://rapidshare.com/files/29152575/Dona.Leda.-.Liberdade.e.Libertacao.128kbps.Rique.do.Reggae.rar



Andread Jó - Força (2005)

http://rapidshare.com/files/102383106/Andread.Jo.-.Forca.128kbps.Rique.do.Reggae.rar



Donaleda - Resistência da Pedra(2005)

http://rapidshare.com/files/34271871/Donaleda.-.Resistencia.da.Pedra.128kbps.Rique.do.Reggae.rar






Andread Jó - We Are One(2008)

http://rapidshare.com/files/147562038/Andread_J__-_We_Are_One_2008_.rar.html






Donaleda(com Andread Jó de volta) - Tudo Tens de Rever(2008)

http://rapidshare.com/files/126318833/CD_DONALEDA_-_Tudo_Tens_de_Rever_-_2008.rar.html



Escute tudo online e deixem recados em:

www.andreadjo.palcomp3.com.br

www.bandadonaleda.palcomp3.com.br

Contatos:

Luis Alberto Santos - Produtor Executivo

85 - 8760.1102 / 9659.4822

luisimpactopromocoes@hotmail.com

Orkut: Donaleda, Andread Jó

sanduck villas disse...

EFJ EDIÇÕES
Lança em todo o mundo o CD/CORAÇÃO AMADO/SANDUCK VILLAS
disponivel para todas as nações
EFJ EDIÇÕES
tratar a situação do musico,cantor,compositor,produtor com muito respeito ao talento pessoal que precisa de respaldo pela livre manifestação da arte em si, um forte abraço em todos.EFJ EDIÇÕES

Unknown disse...

É ISSO AI IRMÃO VC. TA NO CAMINHO CERTO,SE PRECISAR DE NÓS É SÓ GRITAR: WWW.GILVANROOTS.COM " WEB RADIO REGGAE 24H" JA TEMOS AI NOSSO PARCEIRO DJ VITOR PEDRA.