sexta-feira, 28 de março de 2008

RÁDIO COMUNITÁRIAS

De onde vem o termo radio pirata.

É o termo que identifica um tipo de atividade especifica na radiodifusão sonora.termo que surgiu no inicio da dec. de 60 na Inglaterra,feita por ondas sonoras vinda de navios da costa britânica ,que eram consideradas ilegal pelo governo inglês,feito por jovens que não aceitavam o monopólio estatal e a programação das emissoras locais.As rádios tinha uma produção musical baseado no movimento de contra cultura que não tinham o espaço nas emissoras, pois seu fechamento ,houve uma reação da juventude inglesa que fez surgi centenas dela no pais.

O termo no Brasil e usado de forma pejorativo ,de tudo que e ilegal,
a historia da radio comunitária no Brasil está ligada ao surgimento das Rádios livres, na década de 70, época em que os meios de comunicação de massa estavam predominantemente nas mãos de pessoas ou grupos ligados a ao poder.
Uma das primeiras experiências que se tem noticias e RC Paranóica, de Vitória – ES, tocava musica e fazia criticas a figuras da cidade,os militantes foram presos sob acusação de subversão ao estado no auge da repressão militar.

Na Amazônia a primeira radio surgiu em 1928 a rádio clube do Pará ,em Belém, que teve um papel importante na integração da Amazônia.
ainda hoje ,na era da comunicação digital , o rádio ainda cumpre um importante papel na Amazônia,já que na região ,onde os rios funcionam como grandes avenidas ,em muitas localidades o rádio de pilha,redús a distancia com a cidade ,já que a viajem duram dois dias , nas localidades e o único contatos que possui com os grande centros urbanos .e enquanto a maioria das pessoas na Amazônia estão longe de um computador,novas emissoras brotam ,fazendo delas um instrumento de inclusão e desenvolvimento local.
as RC na Amazônia têm o papel de integrar as comunidades da região com outros lugares do país.por exemplo uma comunidade do interior da Amazônia não sabe o que acontece no Brasil e o Brasil não sabe o que acontece nessa comunidade.

No Brasil são aproximadamente 3.000 RC autorizadas pelo Governo Federal e 17.000 mil funcionando sei outorga.Na verdade o governo e bom para reprimiras RC ,mais péssimo para autorizar o seu funcionamento , ano passado para vocês terem idéia foram fechadas quase 3.000 RC ,apenas 350 foram legalizadas durante o Governo Lula.Muito pouco foi feito para mudar essa realidade,e o qual foi eleito com apoio mássico desse movimento.onde em sua maioria as outorga ainda e dado a políticos e as igrejas evangélicas e católicas.

Dados no Pará
No Pará existem 66 RÁdios comunitárias entre autorizadas e provisórias ,já há 268 com processo de legalização arquivados,101 com processos em andamento e 212 aguardam por um aviso de habilitação para concorrer a outorga pelo governo federal,com base na lei 9.612/98,que rege o funcionamento das RC.
a RC é uma ação social de um grupo em um espaço físico, com gestão e programação defendida pela comunidade.infelizmente reconhecemos que muitas RC,não cumpre seu papel social.elas têm , de maneira geral ,um cunho religioso,eleitoral ou comercial e reproduzem a lógica e programação das emissoras comercial.Tais distorções não invalidam ,no entanto ,a importância da regulamentação da RC nos País .Ao contrario ,a legislação precisa ser aperfeiçoada para que esse tipo de emissora cumpra de fato o papel a que se propõe .Uma verdadeira RC ,de acordo com a definição teórica,tem algumas características de programação e de gerenciamento que de forma significativa das emissoras comercias e mesmo das publicas ou estatais:
*programação voltada para os problemas sócias e a realidade do bairro ou região,que valorize a cultura local e tenha um forte compromisso com a educação para a cidadania.
*participação direta da população ao microfone e na produção dos programas ;
*participação da comunidade no gerenciamento e na produção dos programas da emissora por maio da assembléias coletivas.
Um bom exemplo desse processo e a radio favela ( filme uma onda no ar), em Belo-horizonte – MG surgiu em 80, e reconhecida internacionalmente por sua atuação comunitária,ganhou dois prêmios da ONU por sua contribuição ao combate ao tráfico de drogas ,a violência e ao racismo,sua programação se houve de tudo ,deste debates sobre direitos humanos ou abuso sexual ,até criticas ao governos e historias infantis.
portando, entre milhares de emissoras de baixas potencias no Brasil,que hoje não se enquadram no conceito teórico e legal de RC pode haver sementes que ,se frutificadas,levarão uma comunicação democráticas e plural ,que ofereça amplas possibilidades de expressão e desenvolvimento a suas comunidades.
cabe a Associações como AMARC , ABRAÇO ,ARCA,Fórum em defesas das RC,as Organizações não- governamental e as universidades contribuir com esse processo,ajudando na capacitação das emissoras RC,para que ,com relevância de conteúdo e qualidade técnica.

Quando uma emissora de RC e fechada e Por que incomodou alguém.em geral ,os agentes da PF e Anatel agem apartir de denuncias ,em geral pelos donos da grande mídia.
por perda de audiência na comunidade onde a RC e localizada, mas seu maior interese e o financeiro e o político.O financeiro é que os governos (federal ,estadual e municipal tem verbas publicitárias, e elas não querem concorrências das RC na participação nem na verba dos governos ,e nem dos comerciante da comunidades.
O político e que as rádios em cidades pequenas fazem políticos. Tendo varias RC é muito difícil para o governo municipal controlar e dominar todas elas ,de modo que o cidadão sempre terá alternativas para reclamar em alguma radio ,ou alguma radio denunciar uma má administração .Isso é muito sadio e importante para o povo e a democracia.

De fato a criação do fórum em defasas da s RC criado no final de maio de 2007 , apresenta-se como uma frente da mobilização nacional em prou da democratização dos meios de comunicação na Amazônia e no Brasil , em que aparti de hoje possa encaminhar as políticas de comunicação social em conjunto com o observatório da comunicação da Amazônia criado pelo governo do estado do Pará.

Gostaria de terminar minha exposição com uma frase do de Chico Science : ``É me organizando que vou desorganizar ;É desorganizando que vou me organizar ``

Autor: Enilson Nonato
Direção da Associação Brasileira de Rádios Comunitária do Pará

Um comentário:

Anônimo disse...

Como saber quais as rpadio comunitárias existentes no Pará, separando as regulares das por se regularizar?

rui