sexta-feira, 28 de março de 2008

MATERIA JORNAL O LIBERAL

Magazine
Bob Marley será homenageado pela Associação Cultural Reggae do Pará Edição de 06/02/2008
O músico, cantor e compositor Bob Marley, maior referência do movimento Reggae mundial, será homenageado no próximo sábado, 16, por várias bandas regueiras de Belém. A festa acontece na chácara Candeira, no Entroncamento, com as bandas Baseado em Roots, Ras Eduardo (PI), os DJs Enilson Nonato, Daniel Moraes, VP Roots e Serginho. O horário de início da programação e os valores dos ingressos ainda não foram divulgados pela Associação Cultural dos Movimentos Reggae do Pará (Amor).
Bob Marley nasceu no dia 6 de fevereiro de 1945, em Vila Nine Mile, interior da Freguesia de Ann, norte da Jamaica, e completaria neste mês 63 anos. Ele faleceu em 11 de maio de 1981, em um hospital de Miami, Estados Unidos, vítima de câncer.
O músico jamaicano ficou conhecido como um dos divulgadores do reggae em fins da década de 1960. Quando morreu já era o mais famoso músico de reggae do mundo. Suas primeiras canções eram uma mistura de calipso e soul. Entre seus discos se destacam Catch a Fire (1972), Burnin’ (1973), Matty Dread (1975), Rastaman Vibrations (1976), Exodus (1977) e Babylon by Bus (1978).
As origens do reggae somam uma combinação de tradições folclóricas africanas com o jazz, o gospel e o calipso, que chegaram à Jamaica nos anos 1940. Na década seguinte, a influência das estações de rádio de Rhythm and Blues norte-americanas, principalmente as de Nova Orleans, levou os músicos jamaicanos a experimentarem novos padrões na bateria e no baixo. Este estilo sempre em evolução tornou-se conhecido, nos anos 1960, como Ska e foi representado por artistas como Prince Buster e The Skatalites. Em 1966, o ritmo já havia se transformado em uma forma mais melodiosa, denominada rocksteady, que, mais tarde, deu lugar ao reggae.
Bob Marley tornou-se o artista do gênero com o maior número de produções, unindo melodias influenciadas pelo estilo Soul a letras vociferantes. Sua música era caracterizada pelo rastafari, uma mistura de misticismo bíblico e consciência afro-caribenha. Marley e muitos outros músicos jamaicanos cantaram sobre o libertar-se da opressão e a luta por seus direitos.
Leia Mais

Nenhum comentário: