sexta-feira, 28 de março de 2008

MATERIA TRIBUTO -2007

Bob Marley é homenageado em Belém a partir de hoje 07/05/2007 - 9h17m
Poucos estilos musicais têm na figura de um único artista o seu maior representante. O reggae é um deles. O jamaicano Bob Marley não só criou o ritmo tal como o conhecemos hoje, mas também tornou-o um importante instrumento de indignação social.
Suas letras, que rapidamente ganharam o mundo, tratam de temas como a pobreza, o preconceito racial, a fome e várias outras mazelas que atingem não apenas o povo africano, mas boa parte dos países do mundo. No próximo dia 11, Bob completa 26 anos de morto.
Para marcar a data, a AMOR (Associação Cultural dos Movimentos de Reggae de Belém e Ananindeua), em parceria com o governo do Estado, realiza, a partir de hoje, uma vasta programação cultural que começa com exposições, vídeos e debates e termina com dois grandes shows-tributos em duas praças de Belém.
O coordenador da Amor, Enílson Nonato, conta que a entidade, fundada em 1997, tem como objetivo discutir a 'filosofia reggae', combatendo a discriminação racial e a desigualdade social, através de parcerias com a comunidade e auxílio a entidades carentes.
'No início da década de 90, em Belém, começou a ganhar espaço a febre do reggae. Só casas de show eram mais de 20, para onde a juventude ia essencialmente se divertir. Mas quem conhece a história do reggae, a raiz do seu pensamento, sabe que o movimento não é só isso. Foi pensando em difundir a verdadeira essência do reggae que nós decidimos fundar a entidade', conta.
Segundo Enílson, no início, o trabalho não foi muito fácil, pois enfrentou a resistência não apenas dos donos das casas de shows, como também das próprias bandas e músicos, que não conseguiam entender o lado político do movimento. 'Muita gente achava que nós queríamos fazer propapanda política e nem nos ouvia', lembra.
Uma das primeiras ações da Amor foi a criação do Tributo a Bob Marley, sempre no mês de maio, quando diversas manifestações em todo o mundo recordam o aniversário de morte do artista. Até o ano passado, o evento consistia apenas na promoção de shows de bandas locais.
Painel - Neste ano, pela primeira vez, a programação terá uma semana e contará com diversas atividades culturais, como exposições, exibições de vídeos e debates. 'Já estávamos sentindo a necessidade de um espaço maior para poder discutir as questões que envolvem o movimento reggae em Belém, por isso, apostamos em uma programação bem maior', explica Enílson.
A programação do 8º Tributo a Bob Marley começa hoje, a partir das 15 horas, com o painel 'Movimento Reggae em Belém', presidido por Enilson, na Fonoteca Sátyro de Melo, do Centur. Em seguida, haverá a exibição do filme 'A história do reggae'. Durante toda a semana, haverá debates e exibição de películas no mesmo horário.
No dia 13, acontece, primeiro na praças da República e depois na praça da Bandeira, o tributo propriamente dito, com apresentações de cerca de 12 bandas. Já confirmaram presença os grupos Trilha do Canal, Kaymakan, Amazon Java, Yamanjah, Gaia na Gandaia, Sintonia do Reggae, Herva Nativa, Alma Livre Sound System, Cristal Reggae e Sintonia do Reggae, entre outras. Toda a programação tem entrada franca.

Nenhum comentário: