quinta-feira, 3 de abril de 2008

DACAL - O REGGAE DO MOMENTO


Poesia urbana e espiritual, que transcende o reggae e mistura elementos do roots, dub e ragga. Está é a fórmula do "Caos Roots Controle", primeiro trabalho da niteroiense Dacal, pela gravadora independente Tomba Records. Dacal, no palco, se mantém numa atmosfera diferente do cd, com muitos tremores vindos dos sub-graves que se misturam a uma sutil feminilidade. Ela recebeu méritos de Maurício Nava (QIX Internacional) dizendo que é a "revelação feminina no reggae nacional".
O disco é um reflexo de sua personalidade espontânea e está, insistentemente, sendo classificado no estilo "Dub Poetry", mas suas letras ultrapassam a "poesia sobre dub". Caos Roots Controle foi a forma encontrada por Dacal para mostrar a música e o Reggae instrumentos para transformar o que estamos vivendo em algo melhor. Suas letras, sejam políticas ou sentimentais, emanam sempre boas energias, algo que não é à toa, afinal elas recebem influência direta dos grandes nomes da MPB, do Hip-Hop, do Samba e, é claro, dos mestres do Reggae jamaicano.
Caos Roots Controle é um trabalho sério e minucioso, com participações de: Pedro Selector, Marco Rafael, Ras Fábio Simões, Banda Aliança, Ras Maurício e Bruno Marcus (Quinto Andar, MC De Leve) produtor musical do disco presente em todas as faixas. O visual gráfico da obra com fotos de Fernando Martins, ficou a cargo do artista mexicano Fabio Vilassana, quem, também, criou o clipe da faixa Manancial. Seu segundo clipe Peregrina produzido pela Máfia Filmes, produtora carioca bastante experiente no assunto,recem lançado na rede em março de 2008 está prestigiando ainda mais o trabalho da cantora com resultado contagiante.
Toda essa dedicação a musica e à cultura reggae abriu portas para estabelecer conexão com o mundo. Dacal participou do álbum Dub and Blaze do coletivo italiano Dubzoic , lançado na Itália em outubro de 2007. Colaborou também da Mixtape Istambul Riddim lançada em janeiro de 2008 em todo Brasil pelo produtor da Guiana Inglesa Simba Pyramid. Neste álbum encontram-se muitas das personalidades ativas do reggae nacional, como Lei di Dai, Jimmy Luv, e Hélio Bentes (Ponto de Equilíbrio)
Dacal foi citada em entrevistas e matérias da Argentina à Austrália nos sites Gueto Sur e OhYeah!Brasil; Fez apresentações em 2007 em cidades do Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo,além de sua importante apresentação no festival Mola Cultural do Circo Voador, e na Jornada para o Fórum Social Mundial no Rio de Janeiro na mesma casa. Esses são os territórios já conquistados pela menina de sotaque arrastado.
O Caos Roots Controle demorou quase um ano para ser produzido, entre maio de 2006 e janeiro de 2007, sendo lançado em março. Logo depois, iniciou a empreitada na divulgação e trabalho de apresentação do disco, principalmente pelo portal Reggaemovimento.com, uma revista/portal virtual que a própria Dacal fundou e agora mantém ativa na Internet, sendo uma das grandes referencias do gênero no país. Sem muito tempo pra descanso, já começaram as preparações para um próximo disco . Em movimento constante, Dacal e suas conexões não param.
Matéria e Entrevista sobre a produção e lançamento no ReggaeMovimento.com http://www.reggaemovimento.com/materias/mat_lancamento_peregrina.htm
Página Oficial da Dacal: http://www.myspace.com/dacalreggaemovimento
http://www.reggaemovimento.com/bandas_dacal.htm

Colaborador:Enilson Nonato

Nenhum comentário: