sábado, 29 de agosto de 2009

REDE GLOBO:40 ANOS DE RACISMO




LEIA O ARTIGO DE ALEXANDRE BRAGA SOBRE OS 40
DE RACISMO DA REDE GLOBO
Uma velha onda continua no ar.A onda do racismo incentivada nesses 40 anos de Rede Globo de Televisão. A Globo é responsável pela imagem incorreta do negro brasileiro na Europa, onde pululam por lá uma noção de que nossas mulheres negras estão sempre à disposição de aventuras sexuais promíscuas e deleitosas. A Globo quadruplicou a segregação do trabalhador negro, tanto de nível médio quanto de nível superior, pois em suas novelas só mostrou um lado da moeda; invisibilizou o negro com carreira de altíssimo porte.Na telinha da emissora só apareceram personagens negros de "segunda classe", em sua maioria ladrões, trambiqueiros e maltrapilhos. A Globo, cúmplice do regime militar que torturou e matou milhares de cidadãos honestos em 1964, ano de seu nascimento, é a principal incentivadora do "jetinho brasileiro", aquela famosa conjunção de desonestidade e esperteza que tem prorrogado a falta de respeito às leis e aos bons costumes país afora. Esse é o resultado do conjunto da obra em 40 anos de atuação da Rede Globo:apologia do racismo e manutenção de opinião preconceituosa contra o negro.

Veja os 40 anos de prática criminosa da Rede Globo:

- desrespeito e infração à Constituição Federal
artigos:1º;3º,5º e demais que tratam da dignidade da
pessoa humana.
crime cometido:A Globo trata brancos e negros de forma desigual.Os negros são mostrados sempre como inferiores, em situações vexatórias e que aludem ao roubo, furto, mendicância.Os personagens negros recebem imagem (subliminar e semiótica) que levam o telespectador a criar um imaginário coletivo de que o negro é insociável, neurótico e incapaz.Por meio dos personagens ,masculinos e femininos , o negro estaria sempre pronto a dar o cano na sociedade branca e civilizada.
- desrespeito e infração à lei 9459/97
parágrafo 3 do artigo 140:
lei que protege os cidadãos contra injuria real com utilização da raça, cor, etnia, religião.
crime cometido: A Globo utiliza a religião africana e afro-brasileira de forma jocosa. Normalmente estas religiões são mostradas na tela de televisão com associação ao demônio e outros anjos diabólicos. Quase sempre se vê um personagem "pegando espírito" e logo em seguida correndo para aprontar mil diabruras contra as pessoas e contra os bens públicos, fazendo o mal e nunca praticando o bem e a cura .Isso faz com que crianças e adolescentes tenham medo destas religiões e aumente o desafeto de outras crenças contra a tradição religiosa de matriz africana.
-Lei 8081/99
proibe os meios de comunicação de fazer qualquer tipo de veiculação discriminatória
crime cometido:A Globo é a emissora que mais exporta piadas e gírias preconceituosas contra negros, nordestinos, homossexuais, gaúchos, portugueses, loiras e outros segmentos sociais. Em seu repertório de novelas e filmes são fartos os exemplos de como não se comportar socialmente. Todos os dias logo após a transmissão de suas novelas e humorísticos centenas de pessoas estarão colocando em prática esses maus exemplos. Se levarmos em conta o número de assistentes(audiência) de cada novela, cada programa de humor , dá para ser ter a idéia do estrago feito entre as pessoas no trabalho, na família e na escola. Muitos "tipos" mostrados na televisão são copiados pela população nas ruas.
- Código de Defesa do Consumidor
lei 8078/90
parágrafo 2º do artigo 37
crime cometido:A Globo induz à propaganda enganosa, pois em sua programação diária o negro é sempre mostrado como pobre, sem cultura, sem classe social. Em contrapartida as empresas nunca anunciam tendo como foco o público afro-descendente. O carro de luxo, o perfume, os produtos comestíveis , e até certo tempo atrás,
o absorvente higiênico , nunca se destinavam às mulheres negras. E quando aparecem negros nos anúncios publicitários eles são minoria ou ficam no plano de fundo da tela.
-Lei 7716/89
proibe o racismo e pugna pela igualdade
crime cometido: A Globo joga no lixo esta lei, pois trata vários segmentos sociais , eles entres eles o negro, de forma humilhante, degradante e segregada. Na televisão são fartos os exemplos de mensagens discriminatórias.
-Estatuto da Criança e do Adolescente
lei 8069/90
lei que protege crianças e adolescentes da crueldade, exploração e opressão.
crime cometido: A Globo mantém em sua grade uma extensa programação infantil (horário da manhã) com desenhos animados com personagens violentíssimos onde a agressão de todo tipo é a tônica das histórias, rolam socos, pontapés , tapas na cara. Os heróis estão sempre em guerra contra vilões, os personagens estão sempre em competição uns contra os outros, e às vezes sai até sangue no desenrolar dos fatos. É guerra pra todo lado. E nas salas de aulas e em casa os pais e professores ficam obrigados a procurar fórmulas mágicas para acalmar a criançada e diminuir a agressividade em pessoas com tão tenra idade.
-Lei 9455/97
lei que coíbe a tortura psicológica e o sofrimento mental
por meio da coação violenta crime cometido:Ao mostrar sempre o negro de forma inferiorizada a Globo contribui para que os estereótipos falsos continuem na cabeça das pessoas. E para a continuação do apartheid não oficial no país. Um exemplo simples está nos shoppings centers onde o negro que ali freqüenta é sempre molestado ou suspeito de um possível roubo, mas nunca como comprador comum. Isso cria nos negros e negras um constrangimento psicológico e social que talvez se levará anos para curar, quando não são agredidos por palavras e atos desumanos.

-Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948
artigos 1ºe 2º entre outros.
Recomenda o espírito de liberdade e fraternidade entre os cidadãos crime cometido: Não tem como haver fraternidade entre as pessoas se elas crescem vendo e sendo motivadas a toda sorte de maus comportamentos. É uma piada discriminatória, é trato humano humilhador , é o incentivo à cretinice. Esses são os valores morais pregados pela Globo, indiretamente ou às vezes abertamente, em seus programas musicais, de humor, de propaganda , de novelas e de rádio.Pois a maioria dos personagens de destaque na audiência são personagens politicamente incorretos. Enquanto os bons valores , a ética, o humanismo , são deixados de lado ou quase não recebem nenhuma atenção em termos de serem reforçados durante a veiculação televisiva.

- Convenção 111 da Organização Internacional do Trabalho proibe a discriminação em matéria de emprego e trabalho crime cometido:A Globo veda o negro ao exercício de carreiras profissionais de nível universitário ou de salário acima da média nacional. Os negros profissionais liberais são segregados nas transmissões da Globo.Os negros só aparecem exercendo cargos de baixo salário e de profissões pouco valorizadas no mercado de trabalho. Nunca na emissora aparece o negro dono da grande empresa, o negro milionário, o negro bilíngüe ou a negra patroa. O fato é que no mercado de trabalho serão reproduzidas estas informações erradíssimas sobre a recente onda de mobilidade social a qual o negro e as mulheres entraram definitivamente, já que temos uma geração de grandes proprietários , executivos de alta formação acadêmica e intelectuais negros cujas carreiras são inéditas para o padrão da população brasileira branca e não-branca. Portanto , a Globo presta um desserviço interditoso para o mercado de trabalho e para as empresas de recursos humanos que vão , sem dúvida, continuar a segregar o negro a profissões pouco valorizas socialmente e financeiramente. Basta ver os índices de desemprego e se constatará que a maioria é de negros, em todos as categorias e dados. E a Globo ajuda nesta discriminação cada vez mais gritante.
-Convenção Internacional para a Eliminação de Toda Forma de Discriminação de 1965crime cometido:Se a Globo pretende ser uma empresa a serviço da paz, da humanidade, do futuro e da cultura, ela tomou o caminho inverso quanto aos negros. Pois não basta ela se engajar em campanhas promovidas pelos outros, se ela mesma , em sua grade, mantém mensagens , textos, desrespeitosos, discriminatórios e segregadores. Se ela quisesse teria feito campanha de conscientização racial primeiro com seu pessoal, com seu plantel e na sua transmissão. Não adianta querer se fazer de boazinha para a comunidade internacional(principalmente européia) enquanto aqui ela faz uma verdadeira esculhambação em relação aos segmentos sociais vítimas de acidentes sociais.
-Lei 10639 lei que trata do ensino da cultura e história africana e afro-brasileira nas escolas
crime cometido: apesar da lei se referir ao ensino fundamental e médio, a Globo aqui também foi desrespeitosa com a população negra. No conjunto da obra(televisão, rádio, jornalístico, etc) a Globo cometeu um genocídio com a cultura negra do Brasil.Negligenciou, atropelou, desinformou, chacoteou e omitiu dados sobre esse importante grupo étnico"racial brasileiro. Serão precisos de 20 a 50 anos para recuperarmo-nos dessa tragédia contra a contribuição negra para a formação do Brasil.
A sociedade civil está convocada a se posicionar e cobrar por uma televisão menos dramática e mais solidária, uma vez que esta é uma concessão pública que precisamos usar para por fim às desigualdades sociais do país. Uma televisão que , apesar de comercial, tenha também um viés educativo, cultural e formador de um cidadão político, culto e saudável. E a Globo tem sua carga de obrigação neste sentido.

Alexandre Braga

*coordenador de comunicação da Unegro-MG.

Nenhum comentário: